A melhor idade chega para todos e a falta de produtos atrapalha

A melhor idade chega para todos e alguns produtos podem ajudar no dia a dia de idosos e pessoas com algum problema de saúde mais sério.

Enquanto na Europa e nos Estados Unidos a gama de produtos direcionados ao público idoso é um setor que não para de crescer, no Brasil é um segmento que ainda está associado às lojas de material médico-hospitalar.

Uma pesquisa realizada em 2016 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) por todo o país, constatou que 67% das pessoas com mais idade eram responsáveis ​​por suas compras e 34% sentia falta de produtos e serviços para essa faixa etária.

Os mais citados pelos entrevistados foram telefones celulares com tela e teclado maiores (13%), entretenimento (12%) e moda e acessórios (11%). Além disso, 37% reclamaram do atendimento recebido e 34% dos rótulos com as letras minúsculas.

Há uma vasta área a ser explorada no que diz respeito aos itens que facilitariam o cotidiano dos idosos independentes, mas que já apresentam algumas dificuldades locomotoras.

Visto que quase metade dos adultos com mais de 65 anos tem artrite, tarefas simples como calçar os sapatos,  abotoar uma camisa, fechar as portas, escrever um bilhete ou simplesmente lavar as mãos podem ser difíceis.

Mas o comércio e os serviços ainda estão a anos-luz desse público. Fiz o teste: fui ao site de uma grande loja online e procurei “artigos para idosos”. Como resultado, quase nada de telefones celulares para idosos, grades de cama para evitarem acidentes, bengalas e andadores, e … comida para cães mais velhos!

Outro estudo da CNDL e SPC Brasil constatou que dois em cada dez idosos compram online. Eles terão uma chance melhor de ficar sabendo das novidades, mas ainda é um contingente mínimo.

A melhor idade chega para todos e a falta de produtos atrapalha

Faço uma pequena lista de produtos que poderiam estar disponíveis nos supermercados e nas grandes lojas, afinal de contas a melhor idade chega para todos e todos um dia vão precisar deles:

Há também um arsenal de gadgets para que a casa e cozinha fique mais segura:

  • Luvas à prova de faca,
  • Protetores para churrasqueiras de forno,
  • Tampas fáceis de abrir,
  • Um adaptador para levantar e girar os botões de aparelhos elétricos – como fornos ou micro-ondas – e assim por diante .

pessoas mais velhas que simplesmente desistem de usar a cozinha por causa da dor que pequenas atividades podem causar.

Outros morrem de vergonha quando deixam cair algum objeto – isso quando não são chamados a atenção – podendo levar à depressão.

A melhor idade chega para todos e as facilidades têm que acompanhar o mesmo ritmo.

Deixe um comentário